segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Leitura de Imagem


                          Exemplo de um texto de Leitura de Imagem

     A imagem presente na página 34 do manual de Português é uma iluminura do séc. XIV, pertencente ao Codex Manesse.

     Em primeiro plano, podemos observar três personagens, muito provavelmente, e tendo em conta a riqueza do seu vestuário, um nobre, uma dama e um trovador ou jogral. Este último tem nas mãos um saltério que toca com agrado. Enquanto o faz, o nobre eleva uma taça que oferta à dama, mulher a quem decerto pretende agradar e que se pode considerar a sua amada, a qual eleva as mãos para receber a oferenda do seu senhor.

     Em fundo, o iluminista desenhou rosas, as quais constituem uma espécie de tapete ou tapeçaria imaginária envolvendo os amantes. Elas podem representar, através da sua cor vermelha, a paixão que os une e, ao mesmo tempo, o símbolo da sua canção de amor cantada pelo jogral. Aliás, o vermelho é a cor predominante desta iluminura, o qual sugere também a alegria e a vitalidade que estão presentes no amor expresso por este par amoroso. Assim, a imagem sugere um ambiente festivo, mas ao mesmo tempo recheado de uma grande tranquilidade, que se pode inferir dos gestos suaves e dos olhares calmos dos apaixonados.

     Tendo em conta que estamos perante uma iluminura medieval, esta transporta-nos à realidade da poesia trovadoresca, onde o nosso imaginário se detém na diversidade das relações amorosas que a preenchem, na musicalidade que encerra, pois o poema e o som que o acompanha formam a cantiga de amigo composta pelo trovador, tocada e cantada pelo jogral ou segrel, bailada pela jogralesa ou bailarina.

     Em conclusão, esta iluminura evoca uma bela cantiga medieval, na qual, ao som doce do saltério, os dois amantes expressam alegre e tranquilamente o amor que os une.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Faça aqui os seus comentários

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.